terça-feira, 10 de março de 2009

great EXPECTATIONS

ou, parte 2 de "... uma italiana em paris"
o percurso, o processo, eu peço, "escolha":
há quem ande sem olhar.
há quem p a s s e i e até chegar.

capítulo 4: o sacro e o profano







Botticelli, Vênus e as três graças oferecendo presentes à menina, 1483-1485, afresco.
Fra Angelico, o calvário, 1440-1445, afresco.
Bernardo Daddi, Anunciação, 1335.
Mestre de Santa Veridiana - O coroamento da virgem, 1380-1395 (?)
Fra Angelico, anjo em adoração virado para a direita, 1430-1440(?)
Botticelli, a virgem e a criança com cinco anjos entorno, 1470.
Botticelli, a virgem e a criança dito Madonna de Guidi de Faenzas, 1465-1470.
Botticelli, a virgem e a criança com o jovem São João-Batista, vers 1470-75.

Mantegna, a virgem da vitória, 1496.



Zoppo, a virgem e a criança envolvidas por oito anjos, 1455.
Braccesco. Triptico, 1490-1500 - Central:anunciação, esq.: Santo Benedito, dir.: Santa Etiene e Santo Anjo
Atelier de da Vinci, São João Batista-Bacchus, 1510-1515

Leonardo da Vinci, São João Batista-Bacchus, 1513-1516.
Beleza pagã, androgenia ideal, eloqüência do gesto, o poder do sorriso.
sombria e esfumaçada, monocromático e transparente.



Pintor anônimo veneziano, retrato de dois garotos, inicio do séc XVI
o mundo-Louvre infinito 2009
super[?]populaçãono mundo-Louvre 2009
O Sena
e-leva.



Delaroche, a jovem mártir, 1855
Sustris, Vênus e amor, 1550
Rafael, virgem e criança com o pequeno São João Batista, 1507/08

Escola milanesa do séc XVI, Retrato de jovem menina
Solário, a virgem de travesseiro verde, 1507/10
Escola de da Vinci, retrato de mulher, La Belle Ferronière




capítulo 5: a causa mortis: jamais a sós!






respiro:

Croix [noire], 1915, Kasimir Malévitch